De fato, os ataques de pânico são bastante comuns e podem ocorrer em qualquer um dos transtornos de ansiedade. Mas e você, alguma vez já teve um ataque de pânico? Atualmente, sabemos que cerca de 30 a 40% das pessoas já tiveram um ataque de pânico, em alguma ocasião na vida e os principais sintomas desta condição, também, podem ser simulados de 4 maneiras diferentes.
LEIA MAIS
Diferente das demais fobias específicas, o tratamento da fobia de sangue e injeção é distinto e, neste protocolo em questão, não é realizada a técnica de relaxamento muscular progressivo, devido ao risco comum de desmaios, em função de um padrão bifásico, caracterizado por uma resposta fisiológica com o aumento abrupto da pressão arterial e dos batimentos cardíacos, seguidos por uma brusca queda destes parâmetros vitais, abaixo da linha basal, ocasionando possíveis desmaios.
LEIA MAIS
Em um curioso estudo conduzido por Edward Thorndike, em 1950, este renomado psicólogo norte-americano, deu uma longa lista para pessoas com inúmeras atividades desagradáveis e perguntou para elas, por quanto dinheiro elas aceitariam fazer determinadas tarefas bem inusitadas.
LEIA MAIS
Mas afinal de contas, o que é estresse, estressor e estresse pós-traumático? O estresse, a grosso modo, pode ser caracterizado como sendo uma resposta não específica do corpo a qualquer demanda, já o estressor, entretanto, refere-se a um evento, um contexto ou uma situação.
LEIA MAIS
A Terapia cognitivo-comportamental focada no trauma é o tratamento de escolha para o transtorno do estresse pós-traumático, sendo considerada o padrão ouro de intervenção, com redução dos sintomas, eliminação e cura do transtorno após um tratamento bem-sucedido.
LEIA MAIS
Segundo o Manual Estatístico de Saúde Mental (DSM-V), o Transtorno do Estresse Pós-Traumático pode ser diagnosticado de acordo com os critérios apresentados a seguir.
LEIA MAIS
A exposição à violência é, de fato, um grande fator de risco para o desenvolvimento de diversas psicopatologias, principalmente, o transtorno do estresse pós-traumático. De acordo com a Organização Mundial de Saúde, a violência pode ser definida como: o uso de força física ou poder, em ameaça ou na prática, contra si próprio, outra pessoa ou contra um grupo ou comunidade que resulte ou possa resultar em sofrimento, morte, dano psicológico, desenvolvimento prejudicado ou privação.
LEIA MAIS
De fato, nos tempos da Grécia antiga, o suicídio era visto como um ato heroico de um homem livre, não havendo, assim, qualquer tipo de noção de pecado. Não havia a menor condenação, desde que o suicida não fosse um escravo. Pois o escravo, não sendo livre, este não tinha, por sua vez, o direito de se matar.
LEIA MAIS
O Transtorno Dismórfico Corporal envolve sintomas de preocupação excessiva em relação a um defeito mínimo ou imaginário na aparência física e que traz prejuízos na vida social, ocupacional ou em outras áreas importantes.
LEIA MAIS
Indivíduos acumuladores, de modo geral, distinguem-se pela grande quantidade de coisas que guardam e que a maioria das pessoas considera como absolutamente sem utilidade, por seu apego emocional aos objetos e pela enorme dificuldade de descarta-los. Podendo se manifestar através de comportamentos como: compulsão por poupar, armazenagem excessiva de comida, excesso de animais de estimação e de lixo eletrônico, dentre outros.
LEIA MAIS
Entender sua mente é o primeiro passo para mudar sua vida. Veja como a TCC pode ajudar você a transformar sua forma de viver.
CLIQUE AQUI PARA BAIXAR O LIVRO
DR. OSVALDO MARCHESI JUNIOR
Psicólogo - CRP - 06/186.890
Atendimentos Psicológicos On-line e Presenciais para pacientes no Brasil e no exterior.
Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) e Hipnoterapia.
Whatsapp: +55 11 96628-5460